Eliane Brum, abriu a Semana de Jornalismo da Estácio de Sá em grande estilo. Falou por mais de 1h com o público presente atento a cada palavra.
Destacou a "responsabilidade dos jornalistas de contar a história contemporânea do nosso país". Questionou a produção midiática como reprodutora de desigualdades, cenário em que o jornalista fica responsável por buscar uma nova visão do mundo para poder levar ao público informações livres do jogo de ilusões produzido pelos veículos de comunicação. "Informar mal tem consequências e as piores delas são as pequenas enganações lançadas pela mídia a cada dia."
Segundo ela a mídia traduz uma visão de mundo como verdade. "Olhar para ver é um exercício cotidiano de não submissão ao sistema, as vezes é preciso só mudar de angulo. Duvide das suas certezas."
Eliane aprendeu em sua trajetória que o bom jornalista é aquele que sai da redação pronto para virar a pauta do avesso, no bom exercício de olhar para ver. "O ensinado é ver a imagem como verdade, mas e o que você deixou de ver?"
"Ser jornalista é nunca deixar de se indignar com as injustiças do mundo."
Eliane Brum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário