quarta-feira, 16 de abril de 2008

Responsabilidade deveria ser uma questão ética

Pela primeira vez a faculdade Estácio de Sá realiza a semana do jornalismo. Estive na palestra com uma das convidadas, Eliane Brum, ela falou da responsabilidade do jornalista e a falta de consciência de alguns ao informar errado, enfatizando que isso traz conseqüências graves. Contando uma de suas experiências, Eliane viu sua responsabilidade quando estava indo a uma coletiva, atrasada, saiu correndo com pressa do carro em direção a entrevista coletiva, no caminho ela se depara com uma rodinha de pessoas, o que acontecia era que três meninos de rua estavam saindo de dentro de um esgoto.
Em São Paulo as noites eram frias, o local em que eles podiam dormir sem sentir tanto frio era no esgoto. Hoje esses meninos deveriam ter mais ou menos 22 anos, dois deles já morreram. Eliane ressalta que se fosse aquele tipo de jornalista robô, que só fizesse o que estava em pauta, não iria parar para ver o que acontecia no meio daquelas pessoas, ela esqueceu a coletiva e sua matéria com os meninos de esgoto virou capa do jornal em que trabalhava.

Considero esse um tema muito atual no jornalismo e de grande importância para minha formação. Realmente um bom jornalista nãó é aquele que segue somente o que é pautado, é bom ser curioso e também ter sorte para estar no lugar certo na hora certa.

Nenhum comentário: