quarta-feira, 16 de abril de 2008

Marcelo Canellas encerra a Semana de Jornalismo

Na sexta-feira dia 11 de abril, o jornalista Marcelo Canellas encerrou a Semana de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá. Em uma palestra bastante ilustrada com vários trabalhos de autoria do jornalista, estudantes de jornalismo e de outras áreas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a vida e carreira desse gaúcho radicado em Brasília.

O jornalista apresentou programas muito interessantes com formatos diferentes e utilização de ferramentas inovadoras para a época, como foi o caso da cobertura do carnaval de 91 em que Marcelo explorou mais o público, dando um foco diferente. O formato, criado por ele, continua sendo o mais utilizado até hoje.

A edição não foi o único assunto abordado pelo jornalista. O conteúdo também foi um tema discutido na palestra. E o jornalista preza muito pelo que é abordado em suas matérias. Segundo ele, é um pouco difícil conseguir autorização dos editores para tratar somente sobre assuntos sociais e de direitos humanos, assuntos preferidos dele.

A matéria, “Terra do Meio” exibida durante uma semana no Bom Dia Brasil, e acompanhada por essa que vos escreve, é um exemplo de matéria social em que vale a pena investir e investigar. O programa abordou um assunto muito atual e grave no Brasil, o desmatamento da Floresta Amazônica, a falta de fiscalização e as péssimas condições sociais do lugar, localizado no estado do Pará.

A sala cheia no início da palestra não se manteve até o final. Mesmo com a presença de um jornalista experiente com muito a mostrar e até ensinar, muitos alunos não se sentiram atraídos a continuar até o encerramento. Será um retrato do jornalismo atual? O que podemos esperar de jornalistas sem curiosidade?

Nenhum comentário: