A oficina sobre jornalismo esportivo ministrada pela professora Gilmara Botelho encerra as atividades vespertinas da 1ª Semana de Jornalismo da Estácio.
Gilmara compartilhou com os alunos histórias de pautas que cobriu em Minas Gerais, estado onde fez sua formação e inicou a carreira. Atuando basicamente na cobertura de futebol Gilmara declarou amar o esporte e alertou que apenas o fato de gostar e saber muito sobre os times não garante que o jornalista fará uma excelente cobertura. "Hoje temos diversas ferramentas para auxiliar as pesquisas, não precisa saber a escalação da seleção de 58", brincou ela.
O enfoque esportivo, assim como o político ou econômico, exige do profissional tanta pesquisa e interesse como qualquer especialização no jornalismo.
A oficina contou ainda com uma atividade na qual cada participante poderia escolher um tema de esporte da semana para construir uma pauta diferenciada e depois disse ela simulou uma reunião de pauta para cada um "vender seu peixe".
Gilmara, que atua como jornalista esportiva há 4 anos e já foi repórter da Globo Minas, Sportv e Globo News e atualmente é professora da disciplina de Radiojornalismo na Estácio. Na oficina ela sugeriu algumas leituras para os interessados em jornalismo esportivo:
- Regras de arbitragem de futebol - Thomaz Mazzoni
- Futebol ao sol e à sombra - Eduardo Galeano
- É gol (Torcida Amiga, Boa Tarde) - Ignário Loyola Brandão
- Manual do jornalismo esportivo - Heródoto Barbeiro e Patrícia Rangel
Nenhum comentário:
Postar um comentário