A internet é sem sombra de dúvidas a maior invenção dos últimos séculos. Mudou nosso jeito de interagir, de nos relacionar, de ver o mundo e até de consumir. Para nós da nova geração, a teoria da Cauda Longa (The Long Tail), de Chris Anderson pode parecer só mais um pseudo-intelectual apenas nomeando nossos hábitos para vender livros e fazer palestras. Mas não.
Vejamos um conceito de Cauda Longa, pelo site Techbits.com.br de discussões sobre Web 2.0: A Cauda Longa é um fenômeno observado em empresas de internet que conseguem faturar com produtos de nicho tanto quanto, ou até mais que os tradicionais arrasa-quarteirão. Isso se tornou viável com o advento da internet já que a inexistência de limitação do espaço físico para exibição de produtos faz com que os mercados de nicho sejam explorados da mesma forma que o mercado de massas.
Ou seja, é algo muito recente em nossa sociedade e merece ser questionado e debatido. Há poucos anos não nos imaginaríamos não saindo de casa para comprar um livro, um cd, uma bugiganga de segunda mão ou até um carro. Chris Anderson mostra que sites como E-bay, Amazon e Google revolucionaram nosso modo de consumir produtos e conteúdos.
Se antes éramos limitados ao meio físico para consumir (leia-se: ir até a loja, escolher produtos em prateleiras, ler jornal impresso), hoje, com o advento da internet e com cada vez mais empresas utilizando-se dela, não ficamos mais restritos a consumir ou ler aquilo que nos é selecionado. Afinal seria ingenuidade achar que nós realmente temos variedade nas prateleiras de livrarias físicas e blockbusters.
E aí está o grande fenômeno de quê a teoria da Cauda Longa trata. É o fim da era dos arrasa-quarteirão. Pois na tradicional economia, os tempos dos hits, dos best-sellers, os estabelecimentos têm um espaço físico limitado e um estoque real. Logo, os provedores de produtos e conteúdos só irão arriscar botar nas “prateleiras” aquilo que eles acham que realmente irá vender mais. Quando passamos para o virtual não há limite de oferta.
Como vemos no gráfico seguinte, que nos mostra a relação de quantidade vendida / posição do produto entre os mais vendidos. Mas também poderia ser a relação de quantidade de gente consumindo tal produto / por tempo.
No vídeo seguinte, uma parte do seminário de Chris Anderson falando sobre sua teoria.
domingo, 15 de junho de 2008
Teoria da Cauda Longa
Postado por
Carlos Augusto
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Exposição "Vamos Brincar? com Emanuela Franco"
Postado por
Emanuela Franco
'VAMOS BRINCAR? COM EMANUELA FRANCO'
Olá,
É com muita satisfação que convido você a conhecer o meu trabalho.
Leia o release:
Contraditório é falar em revisar o passado usando a tecnologia digital para a produção desta exposição, mas não custa nada tentar. 'Vamos Brincar' é um projeto idealizado pela estudante de Comunicação Social e 'viajante' Emanuela Franco, apaixonada pelo jornalismo em geral.
Em 2005, em uma caminhada pelas ruas de Fortaleza, Emanuela se deparou com cenas cotidianas das periferias: crianças brincando de elástico, empinando pipas, correndo...
Desde então a jovem registra estas imagens em preto e branco por várias cidades das regiões sul, sudeste e nordeste. Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, são os estados em destaque.
O trabalho tem o intuito de mostrar às crianças como é simples e divertido brincar, valorizando a natureza que nos cerca.
LOCAL: Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC.
VISITAÇÃO: 10/06/2008 a 10/07/2008.
HORÁRIO: 07h30min às 18h30min.
INFORMAÇÕES:
Emanuela Franco (48) 8835-0599
Colégio de Aplicação (48) 3721-9691
e-mail: emanuelafranco@yahoo.com.br
Emanuela Franco (48) 8835-0599
Colégio de Aplicação (48) 3721-9691
e-mail: emanuelafranco@yahoo.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)