quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Blog: cabeça, tronco e membros

O texto abaixo foi publicado no blog Querido Leitor, da Rosana Hermann, em 25/10/2007 (o blog dela não tem link permanente, então se quiserem ver o original, procurem no arquivo). Como falamos na sala, o exercício é fazer um comentário sobre o texto, para que no espaço dos comentários a gente faça uma "discussão virtual".

Blog: cabeça, tronco e membros

Um blog pode ser individual ou coletivo. Pode ser autônomo ou pode estar ligado a um grupo. Pode ser de humor, de política, de moda, tanto faz. Para o leitor o blog é só um endereço na barra do browser,o conteúdo que ele expõe e seus leitores, ou seja, a cabeça (o dono, a marca ), tronco (conteudo, layout) e membros (participantes e frequentadores).

A cabeça tem que ser clara. Você tem que saber o nome do blog, o endereço de cor, tem que acessá-lo sem problemas. Deve estar hospedado em algum lugar que não caia, não saia do ar, tenha divulgação. E a sua cabeça tem que ser clara. Você tem que ter uma linha, um estilo, um jeito seu. Sua cabeça é também a cabeça do blog.

O tronco tem que ser consumível. Layout minimamente palatável, posts visíveis e compreensíveis, textos interessantes, conteúdo exclusivo. A freqüencia de publicação, a velocidade, são características do tronco.

E os membros, os seres humanos que fazem e frequentam o blog.

Esses componentes geram os valores de um blog, subjetivos e objetivos.

Os subjetivos são: autoridade, credibilidade e prestigio.

Os objetivos são os números. Posição no ranking, número de visitantes e outras medidas.

Há blogs que vivem de sua autoridade e por isso tem um valor. Autoridade é quando o blog/blogueiro é especializado e entende do tema. Tem gente que entende muito de uma determinada área e vira referência. Tem gente que não entende muito mas finge que entende e com ajuda da mídia também vira autoridade perante os que sabem menos (embora sejam desprezados pelos que sabem mais). Se você entende muito de alguma coisa, mecânica, política, culinária, macramé, faça um blog sobre o assunto, estude, aprofunde-se e vire uma autoridade. Nem que seja para ser como os blogueiros-celebridades, que só entendem de si mesmo. Tudo bem, porque tem mercado pra consumir. É um tema.

A credibilidade pode vir junto ou não com a autoridade. A credibilidade vem mais da pessoa, do blogueiro. De sua conduta, carreira, coerência. Ninguém é unânime, mas ter credibilidade dá valor a um blog. Seja verdadeiro, sincero, correto e seu blog terá valor.

O prestígio depende de relacionamento. Tem gente que já nasce com sobrenome de prestígio, relações familiares de prestígio, riquezas prestigiadas. Há blogueiros que não são autoridades em um assunto, não tem tanta credibilidade assim, não estão bem posicionados no ranking mas tem muito prestígio junto a pessoas que mandam na mídia. Ganham dinheiro, divulgação, prêmios. Mas não é pra quem quer e sim pra quem pode. Prestígio pode ser herdado ou conquistado. Pode vir dos colégios onde você estudou, das famílias que frequentou, dos empregos. Mas sempre vem com relacionamentos. Blogueiro isolado tem muito mais dificuldade pra conquistar prestígio.

Os valores objetivos são quase sempre numéricos. Posição no ranking technorati, número de visitas, poder de exposição na mídia, além dos subjetivos. Em geral, os blogs mais visitados são os que fazem humor, não tem comentários abertos, usam pseudônimos, gongam pessoas com nicks, etc. Ou são blogs de tecnologia, que oferecem serviços gratuitos, dão dicas para construção de blogs, oferecem templates e resolvem os problemas.

Basicamente os leitores querem 3 coisas: orientação, informação, diversão.
Quem oferece um, dois ou três dos quesitos, com autoridade e credibilidade acaba tendo blogs de valor, inclusive, valor de mercado.

Se você está pensando em investir no seu blog, pondere tudo isso. Não é preciso concordar. Discuta, pense, reflita, construa outras teses. Mas sempre há um caminho para tudo. Tem publico para tudo. Seu blog pode não virar o maior sucesso do mundo mas vai encontrar seu espaço.

Uma recomendação faz-se necessária: não encha o saco dos outros avisando o tempo todo que seu blog existe, que você colocou outro post, etc. É chato. É 'pushy'. Um shopping center é um shopping center, não é um selling center. A pessoa é que vai comprar, não é o vendedor que fica vendendo. Você faz compras como quem navega. Você procura, vê, entra, sai, até escolher e comprar. Vendedor na porta puxando a pessoa pra dentro é de quinta. Ficar mandando avisos sobre seu blog também.

De resto, é só o óbvio mesmo. Mantenha o blog limpo, conheça seus leitores, seus concorrentes, seus seguidores, seus ídolos. Olhe para cima, para baixo, para os lados. O espaço é virtual mas é volumétrico, tem de tudo em todo lugar, em volta de você.

Observe o mundo e descreva-o. Fale de si e dos outros. Viaje do micro ao macro. Voe, liberte-se, confesse-se quando quiser. Caia e levante publicamente, mas tomando o cuidado de não arrastar ninguém com suas quedas.

Mesmo que eu não tenha prestigio, nem autoridade para determinar como você deve ou não fazer blog, tenho uma parcela de credibilidade, porque faço o mesmo blog há anos, cuido dele e me relaciono com você. E, confesso, que diante de outros blogs de nomes sacados, já fiquei quase envergonhada do jeito mamãezinha do título do meu 'querido leitor'. Mas eu gosto. Porque é verdadeiro. Não tem blog sem leitor. O leitor é que faz o blog ser o que é. Portanto, o leitor é essencial. E o querido, bem, se a gente não gosta de quem gosta e prestigia a gente, vai gostar de quem?

Um beijo, um browse, um aperto de mouse da Rosana Hermann


26 comentários:

Camila Cover disse...

Deus, senti até vergonha de fazer um Blog agora..
Sem ideia nenhuma pra sugerir, apenas que todos LEIAM muito antes de escrever nos seus Blogs, mesmo que exista leitor pra tudo.. eu como sempre pretendo ser uma Autoridade..
Então como eu não falo de internet, vou voltar a vender pão...

Um beijo e um quijo (Bem original)

Anônimo disse...

Confesso que não consegui ler tudo.. estou trabalhando e as vezes é muito corrido! Mas o pouco que li gostei, e realmente acho q ideá de um blog muito interessante, principalmente, para nós futuros jornalistas.. é bacana, aprendizagem!

Beijitos!

MeL Cauduro disse...

Gostei do texto. Realmente acho que assim como "a propaganda é a alma do negócio" o leitor é a alma de um blog. Lembrando que mesmo a propaganda sendo a alma do negócio, ninguém precisa ficar fazendo propaganda do seu blog de 5em 5 minutos heim amigos!
Uma parte a autora diz "Observe o mundo e descreva-o. Fale de si e dos outros." Então se forem falar de mim, falem bem! (brincadeirinha, só pra descontrair)

É amigos, começamos a ver que essa história de blog não é só uma coisa de "querido diário", então levemos a sério (nem tanto porque devemos ser originais e nós mesmos, então fica um pouco impossível e chato, lembrando que um dos quesitos que os leitores querem é o humor!)

Bom, vou agora repensar o meu blog, porque não sei se eu tenho tantas condições quanto as do texto.

Beijinhos

Ton-Kun disse...

Eu já havia me aventurado com blogs na primeira fase. Só não deu muito certo porque eu não tinha nem autoridade (E ainda não tenho), credibilidade (Talvez consiga) e prestígio (Em sonhos, quem sabe). De qualquer forma, eu me empolguei com o que eu fiz e espero que esse dure ao menos o semestre inteiro. A Mel e a Camila parecem ter desanimado um pouco, mas eu garanto que (Pelo menos olhando o projeto da Cover) dá pra sair algo de muito bom dali. Melhor do que muito que tem por aí já eu garanto.
Abraços

Diego Wendhausen Passos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego Wendhausen Passos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego Wendhausen Passos disse...

O texto é bem interessante, e nos mostra que não é tão difícil conquistarmos um espaço, precisamos escolher um tema e explorá-lo bem, buscando atrair o público interessado nos assuntos abordados. Gostei bastante das opções do pessoal, escolhendo temas variados, como televisão, moda, inclusive tatuagens, um assunto muito interessante de ser explorado, podendo mostrar os diversos tipos de tatuagem, quais os desenhos mais procurados, recursos utilizados, o processo de tatuação, entrevistas com tatuadores, etc.

MeL Cauduro disse...

Desanimar jamaissssssss!
Esperem meu próximo post, porque eu parei pra pensar ontem e vi que meu tema é show de bola e dá pra sair muita coisa legal!

A partir do próximo post a história muda de figura! haha

Valeu diego pelas dicas, mas o blog é meu heim amigo, deixa eu pensar também!
ESPEREMMMMMMMMMM, ESTÁ SÓ COMEÇANDOOOO!!

Pet Funny disse...

Eu penso que quando você realmente gosta de um tema e fala sobre ele, não é difícil se tornar uma autoridade nele.
"Tem gente que não entende muito mas finge que entende e com ajuda da mídia também vira autoridade perante os que sabem menos (embora sejam desprezados pelos que sabem mais."
Concordo com a autora, e percebi que não é só em blog que isso acontece...
Beijinho!!

Simone N. Verzola disse...

O blog me parece uma ferramenta fácil de utilizar, mas mostra que exige responsabilidade principalmente na frequência de postagens e na qualidade do conteúdo. Espero chegar ao posto de autoridade e referência em cultura, no menor tempo possível, vou me empenhar. Por enquanto podem conferir como anda o floripacultural.
Aguardo sugestões e desejo sucesso a todos.

Isabel Humenhuk. disse...

O texto tem um parágrafo com a palavra 'prestígio' repetida sete vezes, acho que é meio que palavra de ordem, hein?
A vantagem é que é possível escrever sobre o que se quer escrever, opinando e usando quaaantos adjetivos quisermos usar. Isso motiva um tanto, mesmo sem prestígio, autoridade, credibilidade, etc etc [pelo menos por enquanto, quem sabe]

Carlos Augusto disse...

Eu acho que a autora só esqueceu de uma importante característica na produção de conteúdo para internet - e o blog está inccluído. A INTERATIVIDADE,penso que quando alguém acessa um blog, a vontade de interagir com o autor vem junto. Ou seja, devemos dar mais valor aos comentários e sobretudo - particularmente eu gosto de - repercutir os comentários, citar a opinião do leitor em um próximo post. É isso
abraços

Emanuela Franco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emanuela Franco disse...

"A freqüencia de publicação, a velocidade, são características do tronco".

Jornalisticamente é errado começar um texto com uma citação, mas como o blog possibilita "liberdade de expressão", assim o comento.

A velocidade é um problema para viajantes como eu, que para postar em meu blog devo sair mundo afora.

Contudo, prometo atualizar o mais rápido possível com informações que, ao meu ver, são valiosas para quem curte viajar.

Indiferente de já terem sido publicadas milhares de matérias de turismo e meio ambiente, falar deste assunto é agradável e me torna uma "autoridade anônima", mesmo diate de tantos famosos por aí.

Parabéns pelo "CORPO VIRTUAL" do texto. ;)

Pedro Jr. disse...

Leitura. Pra mim, isso é a base de um blog - e de quem faz. É preciso ter conteúdo para oferecer conteúdo.

É isso ai. Valeu

Ana Paula Gonçalves disse...

Sem dúvida ter um blog de conteúdo informativo requer conhecimento, ou pelo menos interesse do blogueiro em estar sempre se atualizando, para falar sobre qualquer assunto.
E sem leitores o blog praticamente não existe, divulgação é sem dúvida uma das maiores partes desse processo.

A Raça disse...

"Só para deixar claro, vou colocar o comentário que fiz anteriormente, quando o blog estava bloqueado!"

Pois bem, para começar, vou exemplificar o que irei colocar mais na frente: Preocupados em atestarem ao professor que leram todo o texto, as pesoas estão abusando de citações...rs. Tudo bem, acho que isso tem um pouco a ver com o new teacher de redação...rs.
Mas o que quero dizer com isso é que tudo o que é dito ali tem sua verdade, mas assim como outras questões que aprendemos ao longo desse curso, não batem. Não vai ser um tema legal e um layout bonitinho que vão disseminar meu blog. Talvez aquele monte de coisa que o professor explicou e que os próprios blogs já possibilitam, de facilitar que as pessoas o encontrem.
Desculpem-me os esforçados, mas a própria autora confessa que é preciso ter no minímo, autoridade, credibilidade e prestigio. Embora ela diga que é mais fácil para quem tem aptidões naturais para essas coisas, essas coisas se conquistam? Certo que sim, mas acredito que, num estágio anterior ao blog propriamente dito.
Ela diz também que sempre vai haver um pé descalço para um chinelo velho. Isso sim é animador! Sugere-nos ainda, voar, se soltar, usar a imaginação! Mas, não esqueçam das regrinhas básicas para existirem no mundo dos blogs, ou pelo menos serem achados!
\0/, nem pensar!

Abraço!

Karina Schovepper disse...

com certeza a obrigatoriedade não é um dos componentes necessários para gerar qualquer valor para um blog, mas o que julgo a coisa mais é a total ausênsia da imparcialidade.\o/

Letícia Silva disse...

É o texto deixa bem claro que precisamos ser originais e nos aprofundar no assunto (tema) de nosso blog.
É isso devemos tomar como medida ler sempre esse texto para nos guiarmos...

Ton-Kun disse...

"com certeza a obrigatoriedade não é um dos componentes necessários para gerar qualquer valor para um blog, mas o que julgo a coisa mais é a total ausênsia da imparcialidade.\o/"

Já eu acho que é bem o contrário. No Blog nós somos nossa própria instituição, não filiado a um órgão ou a outra empresa. Sendo assim, temos nossa própria linha editorial, nosso próprio pensamento. De qualquer forma, é possível então expressar opinião, porque é o que NÓS acreditamos, não um grupo ao qual pertencemos. Realmente a obrigatoriedade não é o fator principal, mas sim a responsabilidade. O retorno periódico para manter as engrenagens funcionando. Concordo com o Lira quando ele diz que a credibilidade e o prestígio são anteriores à criação do blog, e que é muito, mas muito difícil construir depois. No entanto, como ele mesmo disse: Desistir jamais! Levantando a cabeça, postando e vamos em frente. Eu, pelo menos, pretendo manter o meu blog depois do semestre e quero deixá-lo bem agora. Abração aí.

Bruna Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Carvalho disse...

Achei o texto muito interessante porém, todas as questões do texto já foram faladas em sala. Só que a autora faz colocações de formas diferentes que estimulam o leitor.
Fazendo essa leitura me deu até vontade de por as mãos na obra, mas quando paro para pensar que fazer um blog não é somente postar, me dá um frio na barriga. São tantas ferramentas que acabam confundindo a minha cabeça. Não tenho muitas habilidades com essa ferramenta chamada computador, nem me sinto a vontade, mas prometo tentar!!!!....Bruna

Alessandra Wಌlff εïз disse...

É preciso aprofundar-se para escrever um blog interessante e para isso a leitura é fundamental. O blogueiro deve atualizar constantemente para tornar o blog atrativo.
Mas desanima quando escrevemos e ninguém lê. Portanto galera, vamos nos unir e ler os blogs dos colegas da turma e fazer comentário para fazer o colega feliz.
Beijos a todos

Fernando Tizon disse...

Os Blogs revolucionaram a internet. Nos dias de hoje é moda ter um Blog. Principalmente entre os adolescentes. Contudo é interessante recordar o que a Mel falou, "um blog não é um querido diário".
A facilidade de criação das páginas facilitou o aumento dos Blogs.
Os jornalistas encontraram na ferramenta uma forma de comunicação democrática. Muitos dizem no Blog o que jamais diriam no jornal impresso.

Gigi Andrade disse...

E depois do puxão de orelha veio o comentário...

Confesso estar um tanto "lost" ainda... mais devagarinho chego lá!

A idéia da autora de relacionar os itens do blog como partes do corpo humano nos faz ter uma percepção bem real de como o negócio funciona... é preciso estar tudo trabalhando junto...

to amadurecendo o meu tema ainda...
espero aprender bastante e colocar a carroça pra andar!!!

Beijos
=*

Jaisse Barcellos Pichinin disse...

Nossa apesar de achar o texto bem interessante confesso que achei um pouco grande. A idéia de dividir a estrutura do blog em partes do corpo me chamou atenção, e me fez refletir a respeito. Chegando a conclusão que meu blog ainda não tem um tronco digamos que "bacana". Quem sabe até o final da disciplina eu chegue lá!!!

Ah, e lembrem- se: "Antes tarde do que nunca".