Documental sobre los blogs dirigido por Manuel Campo Vidal que continúa su serie sobre los nuevos medios de comunicación ciudadanos y el papel de Internet comenzado con "11m-14m: la revuelta de los móviles".
quarta-feira, 12 de março de 2008
Blogs: la fiebre de los diarios personales
Postado por
Professor MDI 3
domingo, 9 de março de 2008
Moacir Pereira em entrevista a 5ª Fase de Jornalismo
Postado por
A Raça
Na última sexta-feira, em atividade realizada pelo professor de Redação Jornalística V, Fábio Cunha, tivemos a oportunidade de entrevistar o jornalista Moacir Pereira. Em quase duas horas de um bate papo descontraído, o comentarista político respondeu às perguntas dos acadêmicos, falou sobre sua trajetória no jornalismo e ressaltou a importância dos blogs no contexto atual.
Moacir Pereira chegou pontualmente às 9h15min, valendo-se dos tradicionais 15 minutos de tolerância que todo convidado tem direito de atrasar. Desculpou-se e aproveitou o fato de que ao se apressar para chegar à entrevista, havia ficado ofegante, o que o impossibilitaria, por exemplo, de entrar ao vivo no rádio, naquele momento.
Moacir Pereira chegou pontualmente às 9h15min, valendo-se dos tradicionais 15 minutos de tolerância que todo convidado tem direito de atrasar. Desculpou-se e aproveitou o fato de que ao se apressar para chegar à entrevista, havia ficado ofegante, o que o impossibilitaria, por exemplo, de entrar ao vivo no rádio, naquele momento.
Interatividade: feedback!
Profissional completo, Moacir atua nas 11! Funcionário do Grupo RBS, o jornalista não só tem uma coluna no Diário Catarinense, como faz comentários na CBN Diário e na RBS Tv, além de administrar um blog no diário.com.br.
Preocupado com a qualidade de seu trabalho, o comentarista se mostrou sedento por feedbacks sobre o que produz. Nesse momento, Moacir ressaltou a importância dos blogs no contexto atual do jornalismo. Ele explicou que a instantaneidade do veículo, é o que mais o agrada.
Para ilustrar a agilidade que o blog vem proporcionando ao seu trabalho, Moacir contou como deu em primeira mão a notícia sobre a morte do empresário Beto Carreiro. Ele explicou que recebeu a ligação enquanto dormia, de madrugada, e que assim que confirmou a notícia, antes mesmo de ligar para o jornal, publicou o fato no blog.
Quase lá!
Moacir Pereira se confessou satisfeito com o trabalho que faz em seu blog. A dimensão que seus textos alcançam e o fato de poder receber comentários sobre o que escreve quase que de forma instantânea, é o que mais o agrada. “Um dia, escrevi um texto no blog que rendeu 15 comentários. Sabem o que é isso? Quando dá 2 ou 3, já acho uma repercussão absurda”, ressaltou o jornalista.
O comentarista espera agora, conseguir personalizar um pouco mais o Blog do Moacir, falando sobre outros assuntos, que não só a política, ou pelo menos, abastecendo o espaço com elementos que exponham outras questões que o jornalista goste, domine ou simplesmente queira comentar.
Polivalencia!
Moacir Pereira confessou não dominar de maneira ideal as ferramentas da internet e da informática. “Minha neta de 15 anos mexe nessas coisas melhor do que eu”, explicou. O comentarista aproveitou a defasagem para ressaltar a importância de ser polivalente na profissão de jornalista: “Se antes o jornalista trabalhava na tv, no rádio ou no jornal impresso, se especializando em único segmento, agora ele precisa ser bom, ou pelo menos, saber trabalhar nas três mídias”.
Assinar:
Postagens (Atom)